terça-feira, 27 de setembro de 2011

A ocupação Recente da Amazônia

Colégio Estadual Frei José da Encarnação
Série: 7° Ano B
Professores: Emanoel Vieira, Maurício Batista
Disciplina: Geografia
Previsão de aulas: 1 aula
Data: 19/07/2011
Roteiro de Aula
Tema: Amazônia

Objetivos: Entender como se deu o processo de ocupação e povoamento mais efetivo da região Amazônica a partir da década de 1960.

Conteúdo: A ocupação recente da Amazônia

Procedimentos

O.D.1. Buscar o conhecimento prévio dos educandos sobre a região Amazônica. Em seguida apresentar para os alunos um mapa da densidade demográfica brasileira e mostrar para os alunos que a região Amazônia é a região brasileira com menor densidade demográfica do país.
O.D.2. Mostrar para os alunos alguns projetos que foram desenvolvidos para que a região amazônica fosse mais povoada. Os professores irão enfatizar também que esse interesse tinha também objetivos geopolíticos.
O.D.3. Mostrar para os alunos a abertura de alguns eixos rodoviários.
O.D.4. Apresentar os projetos de exploração mineral, como o Grande Carajás e Trombetas MP Pará; o de Serra do Navio, no Amapá; e o de exploração de cassiterita, Rondônia. Os professores falarão sobre os danos ao meio ambiente que esse tipo de exploração tem causado ao meio ambiente.
O.D.5. Os professores falarão sobre a implantação de grandes usinas hidrelétricas, como a de Tucurui, no rio Tocantins, uma das maiores do País.
O.D.6. Atividade para casa sobre a Zona Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário