terça-feira, 27 de setembro de 2011

Biopirataria o “roubo” da floresta

Colégio Estadual Frei José da Encarnação
Série: 7° Ano B
Professores: Emanoel Vieira, Maurício Batista
Disciplina: Geografia
Previsão de aulas: 3 aulas
Data: 23/08/2011
Roteiro de Aula
Tema: Amazônia

Objetivos: Verificar como ocorre a Biopirataria, ou seja, trafego ilegal de animais e plantas da Amazônia.

Conteúdo: Biopirataria o “roubo” da floresta

Procedimentos

O.D.1. Apresentar para os alunos a capa de uma revista, com a imagem de alguns animais selvagens atrás das grades de uma cela. Em seguida buscar o conhecimento prévio dos educando sobre o que aquela imagem representa. Durante o comentário dos alunos o professor irá fazer as intervenções necessárias para que os educando possam compreender que aquela imagem representa a Biopirataria, pratica ilegal de contrabando de animais e plantas.
O.D.2. O professor irá escrever um texto sobre a Biopirataria da Amazônia no quadro e irá propor que os alunos escrevam em seus cadernos. Logo após o professor irá propor uma leitura partilhada do texto e iráexplicando a cada parágrafo.
O.D.3. Após os alunos terem conhecimento da prática da Biopirataria na Amazônia o professor irá propor a exibição de um filme que retrata a temática abordada.
O.D.4. O professor irá distribuir uma ficha técnica do filme “Tainá-uma aventura na Amazônia”, irá propor que os alunos façam a leitura da ficha técnica para poderem ter conhecimento de algumas informações do filme.
O.D.5. Nesse momento o professor irá relatar o que os alunos têm que observarem no filme para posteriores debates.
O.D.6. Exibição do Filme (90 minutos).
O.D.7. Sistematização do filme com o tema trabalhado, o professor irá propor que os alunos escrevam em seus cadernos qual a relação do filme com o tema trabalhado.

Um comentário: